- Área: 120 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Alexander Severin, Evan Joseph
Situado ao extremo oeste da cidade de Nova York, o projeto Clinton Park, de usos múltiplos, constará de 120.000 m² de programa residencial e comercial, ocupando três quartos de uma quadra sobre a 11ª Avenida entre as ruas 53 e 54.
O edifício integra-se ao tecido urbano ao avançar sobre uma base de múltiplos usos comerciais, enquanto que o programa residencial ocupa os 27 pavimentos superiores. Na base do edifício localiza-se uma concessionária de automóveis Mercedes Benz, com um bloco de serviços subterrâneos; um estábulo de 2800 m² para a polícia montada de Nova York; e 1.500 m² de espaço de varejo para um novo mercado. Usos adicionais incluem um ginásio e estacionamento. O componente residencial que surge desta base contém 865 unidades de apartamentos, dos quais 20 por cento são destinados à habitação a preços acessíveis.
O volume inclina-se em um declive que inicia-se a 30m de altura frente ao parque De Witt Clinton, e termina em 100m, ao final da quadra. Esta inclinação cria uma transição entre duas escalas urbanas opostas: uma horizontal, pertencente ao parque sobre a 11ª Avenida e uma vertical, pertencente à empena cega da torre de torre de telefones ao leste do sítio.
Em uma implantação única para os padrões de Manhattan, o projeto situa-se diagonalmente ao longo do terreno, numa tentativa de maximizar os pontos de vista e a ventilação dos apartamentos, reduzindo o volume dos lados do edifício. Cada nível ascende progressivamente sobre os anteriores, permitindo vistas panorâmicas do parque e o rio Hudson, criando terraços particulares em cada laje, fazendo referência aos espaços de pátios históricos de habitações novaiorquinas.
O tratamento das fachadas cria um exterior sólido com calculadas incisões sobre ele, enquanto que uma camada de vidro recobre as faces interiores do edifício, em que o volume distancia-se das ruas laterais. A inclinação diagonal da estrutura conforma dois grandes terraços, uma condição única no tecido urbano da cidade. Estes grandes jardins, juntamente com as varandas escalonadas em cada nível, introduzem um novo sentido de proximidade com a natureza.
No térreo, o projeto concilia os diferentes elementos do programa para localizar a concessionária de carros e o estábulo para a polícia montada nos dois espaços opostos localizados abaixo dos terraços, enquanto no nível imediatamente superior, os jardins convergem no ginásio ao centro da barra, definindo o sol do sul e uma quadra de esportes na sombra do norte.